A França anunciou a proibição da instalação de caldeiras a gás em novas construções, incluindo edifícios comerciais, a partir de 2027. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Sébastien Lecornu, que afirmou que o governo duplicará o apoio atual à eletrificação do aquecimento para 10 mil milhões de euros (11,7 mil milhões de dólares) anuais até 2030. Em apoio da eletrificação, o governo francês comprometeu-se a instalar 1 milhão de bombas de calor fabricadas em França anualmente até 2030. A França já tinha proibições para caldeiras a óleo e a gás em vigor antes deste anúncio. As caldeiras a óleo são proibidas em todos os edifícios desde 2022.

As caldeiras a gás são proibidas em novas habitações unifamiliares desde 2022 e em novos edifícios multifamiliares desde 2025, embora as caldeiras híbridas sejam permitidas. A França planeia converter 2 milhões de unidades habitacionais sociais de caldeiras a gás para sistemas de aquecimento eléctrico até 2050. As proibições fazem parte da implementação, por parte da França, das directrizes da Directiva de Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) revista pela União Europeia em 2024, que está agora em vigor. A EPBD exige a descarbonização do aquecimento e arrefecimento através de redes de aquecimento e arrefecimento urbano, a par de “a eliminação gradual dos combustíveis fósseis no aquecimento e arrefecimento, com vista à completa eliminação das caldeiras a combustíveis fósseis até 2040”. A França tinha o maior número de bombas de calor instaladas na Europa, com 6,5 milhões em 2024.
Embora os dados de vendas por refrigerante não estejam disponíveis, as bombas de calor a propano (R290) são cada vez mais comuns no setor residencial e representaram 38% de todas as certificações KEYMARK em 2024.
A KEYMARK é uma norma de certificação voluntária para bombas de calor europeias, e a organização certificou 2.443 modelos de bombas de calor em 2024.
FONTE: https://naturalrefrigerants.com/news/france-to-ban-gas-boilers-in-all-new-buildings-starting-in-2027/